Offline
Futsal feminino é referência em Toledo
23/05/2019 23:32 em Futsal Feminino

Algumas modalidades esportivas do município de Toledo destacam-se com resultados positivos em competições estadual e nacional. O cenário esportivo de Toledo está recheado de atletas de alto nível. O futsal feminino também é referência quando se fala em vitórias. A Associação dos Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO) representa o município nas competições pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

 

No ano passado, a equipe esteve representando o município e o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude na fase Nacional. Essa competição consagrou as atletas toledanas como vice-campeãs, sendo consideradas a 2ª melhor equipe de futsal feminino do Brasil na categoria sub-17.

 

A atleta vice-campeã brasileira, Lohana Emanuelly, faz parte da equipe há um ano e meio. Segundo ela, é uma experiência para a vida.

 

“Me inspiro no meu pai, Max Willian, que é jogador profissional. Com o apoio dos amigos e família queremos chegar ao topo neste ano, conquistando a primeira colocação no campeonato. Essa é uma experiência que quero levar para toda minha vida, pois desejo ser uma atleta profissional também”, ressalta a garota de 16 anos.

 

Outra atleta que iniciou há pouco tempo é a Djeniffer Luana, de 15 anos. Ela diz estar entusiasmada. “Pretendo participar das competições e ganhá-las para nosso município. Já participei de algumas etapas da Copa Oeste e vi que podemos chegar longe com treino e dedicação”, finaliza.

 

Garantias para um ótimo desempenho

 

O técnico, Ericson de Oliveira, garante a qualidade esportiva promovida pela AFETO e SMEL. “Participamos de diversos campeonatos e os resultados vêm conforme o tempo com treinamento e preparação. Estamos com uma base muito boa que é de anos e o que é mantida até então, o que gera consequentemente resultados positivos”.

 

O Secretário da SMEL, André Alcará, reforça o apoio da Secretaria aos atletas do município e disponibiliza o suporte necessário a todos e todas.

 

“Com as praças esportivas públicas em Toledo o índice de atletas cresce. Para cada uma a SMEL oferece apoio da forma possível. Com o futsal feminino não é diferente, são equipes vitoriosas que necessitam de uma atenção. Com este objetivo, nos colocamos a disposição para qualquer coisa”, finaliza Alcará.

 

Treinamentos

 

Motivo de orgulho para a cidade as esportistas treinam nas estruturas públicas do município, um exemplo é o ginásio de esportes Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro, que treinam de segunda a sexta-feira. Também têm escolinhas de futsal no Colégio Augustinho Donin e Caic.

 

O preparador físico, Luiz Carlos Francisco Rodrigues, popularmente conhecido como “Cobra”, realiza o trabalho com as esportivas há cinco anos. Ele relata que é um trabalho de alto rendimento com as meninas. “Temos uma equipe que merece total atenção, pois são vice-campeãs brasileiras por mérito. É trabalhado de forma árdua reconhecendo o potencial de cada uma delas. Com os treinamentos que fazemos cada resultado é válido”, define Cobra.

(Foto: PMT)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!