Offline
Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostram grande evolução com treinos virtuais
27/01/2021 20:21 em Triathlon

Nos seis núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões espalhados por Curitiba, os treinos virtuais já viraram rotina. Com a câmera do computador ou do celular ligada, qualquer lugar da casa vira espaço de exercícios, algumas vezes até com a participação dos familiares. As aulas feitas dessa forma já mostram evolução dos alunos.

Levar para o mundo virtual a metodologia desenvolvida em cinco anos de trabalho foi a solução encontrada para enfrentar a pandemia de coronavírus. Desde abril do ano passado, os alunos contam com aulas gravadas diariamente para o Youtube. Os encontros ao vivo, no Google Meet, foram a segunda etapa da migração para o ambiente virtual.

Desafio e diversão nas aulas

Os exercícios priorizam o desenvolvimento da coordenação motora, força e capacidade cardiorrespiratória, além do aprimoramento técnico. E, quanto maior o desafio, maior a adesão das crianças e adolescentes às aulas.

"As aulas mais puxadas prendem mais a atenção dos alunos, eles rendem mais do que em aulas mais tranquila, em que não cansam tanto", analisa Jéssica Rodrigues, professora do núcleo Oswaldo Cruz.

Nos treinos gravados para o Youtube, a parte final é sempre um desafio para o aluno cumprir. Já nos encontros ao vivo, exercícios dinâmicos e com muita música mantêm o pique da criançada.

Os treinadores também investem em exercícios diferentes e divertidos para a fase de aquecimento. "A gente pode pedir, por exemplo, que o aluno corra para buscar um objeto da casa que comece com a letra L e levar para a frente da câmera. São exercícios que animam bastante", exemplifica Jéssica.

Para combater o isolamento social

As aulas ao vivo também ajudam a amenizar o período de isolamento social, já que permitem a interação entre os professores de todos os núcleos e os alunos. Muitos abrem o microfone para falar não só dos exercícios, mas também para contar sobre a rotina em casa.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

(Assessoria)

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!