Em BH, Palmeiras empata Atlético-MG e está na final da Libertadores
29/09/2021 06:29 em Futebol - Libertadores da América

Noite mágica. Após empatar sem gols com o Atlético-MG em sua casa, o Allianz Parque, no jogo de ida das semifinais da CONMEBOL Libertadores, o Palmeiras empatou com o Atlético-MG no Mineirão na noite desta terça-feira (28) pelo jogo decisivo, após sair atrás do placar por 1 a 0 – os donos da casa abriram a contagem aos 6 minutos do segundo tempo, com Vargas, e o Verdão deixou tudo igual com Dudu aos 22 e, desta forma, com emoção até o fim, ficou com o acesso à final do Continental pelo critério de gol qualificado. O adversário do Maior Campeão do Brasil na finalíssima, que será em jogo único no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, será o vencedor de Flamengo e Barcelona de Guayaquil-EQU.

Esta é a segunda edição seguida na qual o Alviverde chega à final: em 2020, o Alviverde foi finalista e sagrou-se campeão ao vencer o Santos em jogo de final única no Maracanã – foi o segundo título da Libertadores de sua história (o primeiro foi em 1999).

Com seis finais de Libertadores (já contando 2021 – as outras foram 1961, 1968, 1999, 2000 e 2020), o Palmeiras passa a ser o time brasileiro que mais vezes figurou em decisões do Continental, ao lado do São Paulo.

O Palmeiras chegou a 209 jogos na história da Libertadores – já é o clube Brasileiro com mais partidas na história do torneio, além de ser também o time que mais venceu (116 vezes) e fez gols (390 com o de hoje). Além disso, o Alviverde também é o time do Brasil com mais vitórias e gols dentro e fora de casa (71 vitórias e 233 gols como mandante e 44 vitórias e 156 gols marcados como visitante) e um dos três que mais marcaram presença na competição, com 21 participações, ao lado de Grêmio e São Paulo.

De quebra, o Verdão ampliou ainda o seu recorde de invencibilidade como visitante na história da Libertadores: são 15 jogos agora (dez vitórias e cinco empates) – nenhum outro clube na história dos 61 anos de Libertadores obteve tantos jogos invictos seguidos fora de seus domínios (os números não contabilizam o duelo com o Santos na final de 2020 por ter sido disputada em campo neutro, no Maracanã). Chegaram perto apenas o River Plate-ARG (12 jogos invictos fora de casa entre 2018 e 2019), o Boca Juniors (10 jogos entre 1966 e 1970) e o Vasco da Gama (também com 10 jogos, entre as Libertadores de 1998 e 2001.

Vale destacar que o jogo teve sabor especial, além da classificação, por um número expressivo na história do Palmeiras em jogos de Libertadores: este foi o 50º duelo do Verdão contra um adversário brasileiro em jogo válido pelo Continental; no geral, o retrospecto é equilibrado: são 17 vitórias do Verdão, 13 empates e 20 triunfos dos adversários compatriotas (66 gols marcados e 66 gols sofridos).

Contra rivais tupiniquins, aliás, o Maior Campeão do Brasil está invicto, atualmente, há cinco partidas na Libertadores: desde a final contra o Santos, em janeiro de 2021, que valeu o título da edição de 2020 – depois, enfrentou o São Paulo, duas vezes, com um empate e uma vitória, e agora o próprio Atlético-MG, na última semana – 0 a 0 – e hoje, 1 a 1; portanto, cinco jogos de invencibilidade contra brasileiros na Libertadores, com duas vitórias e três empates.

Noite especial também para a comissão portuguesa comandada por Abel Ferreira: o treinador e seus auxiliares fizeram, diante do Galo, nesta noite memorável, o 90º jogo à frente do Verdão, incluindo partidas também dirigidas pelos assistentes Vitor Castanheiras e João Martins em eventuais ausências de Abel (por suspensão ou Covid-19). No total dos 90 jogos, são 48 vitórias, 20 empates e 22 derrotas, além de dois títulos: Copa do Brasil e Libertadores de 2020, classificação à final da Libertadores de 2021 e diversas outras glórias.

Com este jogo, aliás, Abel e sua comissão venceram 13 de 19 jogos de mata-mata. Desde que assumiram o comando do Verdão, em 05/11/2020 justamente em um jogo que já valia classificação (contra o RB Bragantino, pela Copa do Brasil), os portugueses disputaram um total de 19 jogos decisivos de mata-mata, saindo vencedores (com classificação ou título) 13 vezes e tendo sido superados (ficando pelo caminho da competição ou com o vice-campeonato)em apenas seis ocasiões, entre jogos de Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

Dentre os jogadores, destaque para Dudu. Decisivo, o atual camisa 4+3, eternizado, porém, com a 7 no Verdão em sua primeira passagem (retornou ao time há alguns meses), o jogador, com o gol, subiu no ranking de atletas com mais tentos na história do clube, agora passando a ocupar a  30º posição, ao lado de Vavá, com 72.

Dudu, aliás, possui diversos outros recordes pelo Verdão: com seus 72 gols, já é o maior artilheiro do time no Século XXI, seguido de Willian Bigode, com 66, além de ser o jogador de linha que mais atuou neste século (320 vezes) e ainda o que mais venceu (182), dentre outras façanhas.

(Texto: Palmeiras Oficial. Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!