Offline
Melhor do Brasil no salto em altura, Thiago Moura foca totalmente no Pan
05/05/2023 14:35 em Atletismo

Quando Thiago Moura entra na pista de atletismo, os olhos cerram. A expressão daquele jovem sorridente se transmuta para feições sérias, de foco total. É assim que o atleta, número um do Brasil no salto em altura, vem trilhando seu caminho neste ano pré-olímpico. Thiago tem uma meta muito clara na mente e mistura a leveza da juventude dos seus 27 anos com a maturidade e o comprometimento de quem está no ramo há muito tempo. Ele estabeleceu dois propósitos e vai fazer de tudo para conquistá-los: subir no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

O DNA de atleta está no sangue, na família. Thiago é filho e é treinador por Neilton Moura, referência no país nas provas técnicas do atletismo, como o salto em altura, e que tem no currículo atletas olímpicos, a exemplo de Keila Costa (salto triplo). Thiago é o caçula de três filhos de Neilton e nos últimos quatro anos apresentou uma crescente na modalidade: é campeão dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022, recordista sul-americano indoor, com 2,31 m, e lidera o ranking brasileiro da prova desde 2020. Para o jovem, essa evolução o colocou num patamar de brigar por competições importantes. E ele não vê a hora de entrar em ação em Santiago 2023.

“Essa temporada é a pré-olímpica, um ano antes dos Jogos Olímpicos, então a gente consegue se preparar e moldar o que vai fazer no ano seguinte. Os objetivos para este ano são o Mundial e o Pan. Por motivos pessoais, os Jogos Pan-americanos têm um significado e uma meta muito maior para mim e com certeza quero me configurar entre os melhores lá e garantir a qualificação para Paris 2024. E eu visualizo vencer os Jogos Pan-americanos. Nada menos do que o topo.”, enfatizou.

 

O motivo pessoal a que ele se refere é o fato de não ter participado da última edição dos Jogos Pan-americanos, em Lima, no ano de 2019. Então, a meta de competir pela primeira vez em um Pan se tornou o principal foco do atleta. Só que neste 2023 a temporada começou complicada, com uma lesão no pé. O fato fez Thiago desenvolver uma nova técnica de salto para preservar o local lesionado. De volta aos treinos, ele segue se aprimorando para continuar evoluindo e chegar na alta performance no Pan de Santiago.

“Ele tem melhorado constantemente, de um a dois centímetros por temporada. Ano passado ele saltou 2,31m, o que seria final em qualquer Olimpíada. Infelizmente ele teve essa lesão e a nossa rota mudou um pouco. Ele teve que ‘reaprender’ a saltar por conta dessa lesão no pé. Tivemos que corrigir uma parte técnica que pode ter ocasionado a lesão. Estamos indo bem na técnica e desenvolvendo para que ele venha a competir no circuito internacional, vá ao Mundial de Atletismo e chegue no ápice da performance no Pan. É o principal objetivo dele”, contou Neilton, ressaltando o comprometimento do pupilo.

“Thiago foi criado nesse ambiente do esporte e desde pequeno mostrou gostar disso. Ele ama competir, treinar. É o primeiro a chegar e o último a sair. Aqui na pista ele é meu atleta e entende as cobranças. Mas ele gosta de ser cobrado, é um estímulo para ele”, pontuou.

De olho também no futuro, Thiago Moura quer garantir uma vaga no Time Brasil para a sua segunda participação em Jogos Olímpicos. Ele esteve em Tóquio 2020 e pretende, focado e leve ao mesmo tempo, sentir a emoção dos Jogos, agora em Paris 2024.

 

“Estar nos Jogos Olímpicos é surreal. A minha experiência em Tóquio foi muito incrível. E visualizo ter essa experiência de novo em Paris, brigando com os melhores”, finalizou. 

(Texto: COB. Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!