Offline
MENU

Prefeitura de Maringá assina contratos do Fomento Aniceto Matti e destina R$ 2,5 milhões para projetos culturais
Por Administrador
Publicado em 01/11/2025 06:50
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na quinta-feira, 30, cerimônia de assinatura dos contratos dos projetos artísticos contemplados pelo Fomento Aniceto Matti 2024. A política pública municipal de incentivo cultural teve o maior investimento cultural já realizado em Maringá, com R$ 2,5 milhões destinados a 47 projetos selecionados entre 221 propostas. A edição registrou recorde de inscritos desde a criação do fomento, em 2012.

 

O edital de 2024 é o primeiro sem a retenção de impostos. Com isso, 100% do recurso será destinado aos produtores culturais, beneficiando diretamente os artistas locais e garantindo apresentações gratuitas para a comunidade maringaense. O objetivo do Fomento Aniceto Matti é apoiar projetos de agentes culturais da cidade em diversas áreas: artes cênicas, dança, música, arte popular, arte urbana, artes visuais, audiovisual, literatura, leitura, patrimônio cultural, museus e memória.

 

“Fiquei muito feliz em saber que este foi o maior número de inscrições da história do Aniceto Matti, desde quando foi criado, em 2012. Isso mostra que os artistas estão acreditando nas políticas públicas de cultura e que o setor está mais engajado do que nunca. Nosso compromisso é seguir investindo, valorizando os talentos locais e ampliando o acesso à arte para todos”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

 

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, comemorou a conclusão do edital de fomento e destacou os avanços conquistados na nova edição. “Agora o valor vai integralmente para quem faz cultura, fortalecendo cada projeto e ampliando a capacidade de contratação de equipes e artistas”, afirmou.

 

A vice-presidente do Conselho de Políticas Culturais, Soraya Tori, ressaltou a importância histórica do momento e o avanço institucional da política cultural em Maringá. “Esta é a primeira execução do Fomento Aniceto Matti sob o novo marco regulatório da cultura, o que representa um passo importante na consolidação de uma política pública contínua e estruturada”, ressaltou.

 

O artista Daniel Eduardo, representante dos agentes culturais, destacou a importância do fomento para fortalecer a arte local e incentivar novos talentos. “A cultura é a alma da cidade e tem o poder de transformar vidas por meio da arte. Por isso, momentos como este são fundamentais para valorizar quem insiste em contar histórias e colorir a realidade”, salientou.

 

Para o vereador Uilian da Farmácia, os investimentos em cultura representam mais desenvolvimento, educação e cidadania. “A cultura ensina, transforma e inclui. É por meio dela que formamos uma sociedade melhor”, afirmou.

 

Criado em 2012 como Prêmio Aniceto Matti, a política pública cultural passou a se chamar Fomento Aniceto Matti em 2024. A mudança adequou a legislação municipal com as exigências da nova lei federal de fomento à cultura (Lei 14.903/2024) e eliminou a necessidade de descontos de impostos nos valores repassados aos projetos culturais contemplados. O objetivo da iniciativa segue o mesmo: promover, difundir e valorizar as manifestações culturais do município, fortalecendo a cena artística maringaense e ampliando o acesso da população à cultura. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!