A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, publicou edital de licitação para contratação de hospital responsável pela prestação de serviços de assistência à saúde dos servidores municipais via Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores de Maringá (Sama). O novo contrato prevê melhorias no atendimento e estimativa de cobertura para até 36 mil vidas, incluindo servidores da Prefeitura, autarquias e Câmara de Vereadores, além de aposentados e dependentes.
Entre as principais novidades do novo Sama está a inclusão dos estagiários e jovens aprendizes, garantindo o acesso aos serviços de saúde para esses profissionais. Também serão contemplados conselheiros tutelares, agentes políticos, trabalhadores temporários e dependentes.
O hospital vencedor da licitação deverá ter credenciamento junto ao SUS e dispor de leitos para atendimento dos beneficiários, o que vai garantir mais agilidade e qualidade nos atendimentos. Entre as exigências, estão também serviços multidisciplinares, com destaque para atendimentos de fonoaudiologia para pacientes internados e ambulatorial, adultos e crianças, incluindo recém-nascidos, sem limite de número de sessões enquanto durar a internação. Também foram incluídos atendimentos de fisioterapia em crianças, voltados aos dependentes, avaliação nutricional e terapia ocupacional.
Os usuários contarão ainda com confirmação de consultas por mensagem de texto, WhatsApp ou SMS, prazo máximo de 30 dias para agendamento de cirurgias eletivas, mediante apresentação da guia do procedimento devidamente autorizada pela auditoria e agendamentos de consultas de retorno em até 60 dias, a contar da data da consulta que originou o retorno.
“Com essas melhorias, o novo Sama reforça o compromisso do município com o bem-estar e a saúde dos servidores e dependentes. A ideia é promover um atendimento mais moderno, eficiente e humanizado. É importante destacar que o município seguirá custeando o Sama correspondente ao valor da vida dos beneficiários e dependentes, e como a contrapartida manterá o percentual de 10% para cada consulta e de 10% para cada procedimento, correspondentes ao valor per capita”, afirma o secretário de Gestão de Pessoas, Moacir Olivatti.
A licitação ocorrerá em 24 de novembro e os hospitais interessados em oferecer os serviços deverão apresentar proposta até as 8h30 de segunda-feira, 24. A licitação tem o valor máximo fixado em R$ 103,06 por vida. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)