A Câmara de Maringá abre espaço, nesta terça-feira(18), para um debate essencial à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Em meio às celebrações da Consciência Negra, o Legislativo reforça seu compromisso com o diálogo e a promoção da igualdade racial, trazendo ao Uso da Tribuna uma convidada com forte atuação na área dos direitos humanos.
A Câmara de Maringá recebe na sessão ordinária, a partir das 9h30, a doutora Gisele Mendes, que irá falar sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com o objetivo de fortalecer o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira em Maringá. O convite para a participação dela na sessão foi feito pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT). A indicação para que ela utilize a tribuna partiu do presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Maringá, doutor Jeferson Rodrigues.
O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder histórico na resistência contra a escravidão. A data, que se tornou feriado nacional em 2024, representa um marco na valorização da história e da luta do povo negro. Além de relembrar a trajetória de resistência, a comemoração incentiva a reflexão sobre o racismo estrutural e a urgência de combater todas as formas de preconceito presentes na sociedade.
Serviço
Uso da Tribuna: Dia da Consciência Negra
Data/horário: 18/11 (terça-feira), a partir das 9h30
Local: Plenário da Câmara de Maringá
Convidada: Doutora Gisele Mendes
Convite: Vereadora Ana Lúcia Rodrigues
(Fonte: Comunicação CMM)