Offline
MENU

No ‘Novembro Azul’, Prefeitura de Maringá promove ação com serviços de saúde e acolhimento no Centro Pop
Por Administrador
Publicado em 20/11/2025 12:30
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, realizou nesta quarta-feira, 19, no Centro Pop, ação da campanha ‘Novembro Azul’ voltada à promoção da saúde integral do homem. A atividade ofertou aferição de pressão, vacinação, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos. Também houve roda de conversa sobre saúde do homem, atividades esportivas e musicais, além de doação de roupas.

 

A ação foi idealizada pela equipe do Consultório na rua e realizada em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Mandacaru e Zona 6, o Albergue Santa Luiza de Marillac e o o curso de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense (IAP). “A ação do Novembro Azul, voltada aos homens em situação de vulnerabilidade, reforça a importância de garantir a saúde integral e o bem-estar de toda a população. Estamos unindo esforços de diversas secretarias e parceiros para levar serviços essenciais diretamente a quem mais precisa”, destacou o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.

 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, reforçou a importância dos exames preventivos e da oferta de informações sobre a promoção da saúde. “Adaptamos uma sala do Centro Pop para realizar ações de prevenção e rastreio da saúde do homem, fundamentais para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças. Além disso, promovemos palestras e rodas de conversa para orientar os homens em situação de rua sobre medidas de proteção contra ISTs”, afirmou.

 

R. C. A. destacou que a iniciativa oferece dignidade às pessoas em situação de rua. “O Centro Pop é uma família anônima para mim, que me acolhe, me abraça, pergunta se estou bem e dá orientações. Para quem tem coração para acolher, toda vida é importante”, disse. Com a carteirinha de vacinação desatualizada, M. S. D. aproveitou a ação para tomar as vacinas contra hepatite, Covid-19, influenza, tétano e tríplice viral. “Vim porque precisava cuidar da minha saúde. Quando cheguei, descobri que precisava de várias vacinas. Tem muita gente que precisa”, afirmou. Frequentador do Centro Pop, C. A. P. participou de todos os serviços disponíveis. “Hoje aproveitei para aferir a pressão, fazer teste de glicemia, tomar vacina e participar de uma palestra sobre HIV e outras ISTs. É muito importante saber o que pode acontecer se a gente não se cuidar”, ressaltou. 

(Texto: Comunicação CMM. Foto: Keila Marques/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!