A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 empatou com a Argentina por 0 a 0 na quarta-feira (26), em amistoso realizado no Centro de Treinamento da Associação do Futebol Argentino (AFA), em Ezeiza, cidade da Grande Buenos Aires.
O compromisso está inserido no planejamento estabelecido pela treinadora Camilla Orlando e sua comissão técnica para o Sul-Americano de 2026, que será disputado entre os dias 4 e 28 de fevereiro.
Com 23 convocadas, quatro dias de treino e duas partidas em uma semana, o objetivo do Departamento de Seleções Femininas é aproveitar todos os momentos para observar as atletas. Por este motivo, o duelo permitiu substituições ilimitadas - apenas a goleira Elu e a zagueira Sofia atuaram durante os 90 minutos - e, logo após o apito final, a comissão realizou um trabalho de complemento físico e tático com as jogadoras.
O jogo
Os primeiros dez minutos da partida foram marcados pelo equilíbrio entre as equipes, que buscavam tomar posse das ações do jogo. No minuto 12, Vitorinha cobrou falta perigosa da entrada da área. Pouco depois, Isa Nunes recebeu cruzamento de Gisele e forçou boa defesa da goleira argentina. Carioca, no ataque seguinte, acertou a trave.
No restante da etapa inicial, o Brasil teve maior domínio da partida, embora não tenha conseguido transformar o controle do jogo em chances de gol.
No segundo tempo, a Argentina cresceu de produção e tornou a partida. Aos 20 minutos, a Argentina ficou perto de abrir o placar. Elu tentou afastar o ataque, mas não conseguiu. A bola sobrou para o ataque argentino, cujo chute passou perto da trave.
Já no fim do amistoso, o Brasil aumentou a pressão e por pouco não obteve a vitória. Aos 33 minutos, Evelin recebeu passe na área e chutou em cima da goleira adversária. Aos 40, Bela Puccinelli teve chance cara a cara com a arqueira argentina, mas sua finalização passou por cima da meta adversária.
Três minutos depois, o chute de fora da área de Nogueira acertou o travessão, e Bela Pucccinelli, em seguida, teve oportunidade perto da pequena área, mas não concluiu em gol.
Escalação
Elu; Sofia, Ana Bia (Nayara) e Bianca Martins (Thay); Samara (Julia Martins), Clarinha (Adrielly), Vitorinha (Nogueira) e Isa Nunes (Sarah Emilly); Dudinha (Evelin), Gisele (Tainá Santos) e Carioca (Bela Puccinelli). Técnica - Camilla Orlando.
Agenda
A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 enfrenta o Paraguai no próximo sábado (29), às 10h30 (de Brasília), novamente no Centro de Treinamento da Associação do Futebol Argentino (AFA), em Ezeiza.
(Texto: CBF Oficial. Foto: Ramiro Cicao/CBF)