A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, realizou na terça-feira, 2, a formatura dos alunos que participaram do projeto ‘Trânsito em Sala de Aula’. Mais de 1.000 alunos das turmas de 3° ano de 25 escolas municipais participaram do evento no Pavilhão Branco do Parque de Exposições. A iniciativa promove a conscientização dos estudantes sobre cuidados no trânsito.
O projeto realizado nas escolas municipais busca formar ‘agentes mirins’ que irão atuar na garantia de um trânsito mais seguro e consciente. O programa é conduzido pelas equipes de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. As atividades compõem a grade extracurricular da rede municipal de ensino.
“As crianças têm a chance de fazer a diferença no presente, disseminando o aprendizado para seu círculo social e conscientizando familiares e amigos”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito. A secretária de Educação, Adriana Palmieiri, ressaltou a importância da iniciativa na rede municipal de ensino. “Por meio do projeto, os alunos aprendem sobre as regras e, principalmente, sobre como construir uma cultura de respeito e cuidado no trânsito”, disse.
O aluno Arthur Henrique de Oliveira contou que, durante as aulas do projeto ‘Trânsito em Sala de Aula’, aprendeu a sempre olhar para cima e para baixo antes de atravessar a rua e que cada cor do semáforo deve ser respeitada. “No vermelho é preciso parar, no amarelo é importante ter atenção e só no verde podemos continuar o caminho”, explicou.
A estudante Mônica Guedes relata sua experiência no projeto. “Aprendi muitas coisas, como sempre olhar para os dois lados. Temos que atravessar na faixa e até cuidar do meio ambiente quando estamos na rua”, disse a aluna.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)