A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou os atendimentos em reumatologia na Policlínica Zona Sul desde o início do funcionamento do Ambulatório de Reumatologia, inaugurado em 8 de outubro deste ano. Antes da criação do ambulatório, a média mensal de atendimentos na especialidade era de 150 atendimentos. Com a reorganização do fluxo e a nova estrutura, o número passou para 347 consultas por mês até este mês de dezembro, um aumento de 131%.
Moradora de Maringá, Camila Lezcano foi atendida no Ambulatório de Reumatologia neste mês. Ela tem fibromialgia e sente dor na lateral do quadril há muitos anos. “Fui muito bem atendida. O médico ouviu minhas queixas com atenção. Durante a consulta, o médico realizou uma infiltração nas laterais do meu quadril e já na primeira noite consegui dormir melhor. Ele ainda receitou medicação e realizou encaminhamento para a fisioterapia. Saí satisfeita e amparada”, relata a paciente.
O Ambulatório representa avanço para pacientes. “É mais que o dobro de consultas ofertadas em reumatologia na rotina. O aumento de atendimentos mostra o compromisso em qualificar o cuidado e ampliar o acesso da população aos serviços de reumatologia. Ainda temos desafios, mas nosso trabalho está focado em ampliar cada vez a quantidade e a qualidade dos atendimentos”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
O Ambulatório de Reumatologia tem fortalecido a assistência às doenças reumatológicas, muitas de difícil diagnóstico, e se consolidado como ponto estratégico de atenção no município. O serviço conta com a atuação de dois médicos reumatologistas que também trabalham no Ambulatório de Reumatologia do HU e que atendem pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Consultas e Exames da Secretaria de Saúde. Casos considerados graves ou que exigem investigação aprofundada são encaminhados ao HU.
A rede municipal de saúde também oferece atendimento em reumatologia na UBS Aclimação, no Hospital Municipal, Hospital Memorial, Hospital da Criança e em duas clínicas especializadas, por meio do Consórcio Intermunicipal Público de Saúde (Cisamusep).
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)