Offline
MENU

Retrospectiva - Hakelly Maximiano mantém evolução e é destaque nas competições, do sub-18 ao adulto
Por Administrador
Publicado em 23/12/2025 12:25
Atletismo

Hakelly de Souza Maximiano da Silva (Associação Esportiva Cidadania e Dignidade Macaé-RJ) manteve sua evolução e foi presença constante nos pódios da competições, desde a categoria sub-18. A novidade é que, em 2025, a jovem de 17 anos conquistou sua primeira medalha na categoria adulta: ela é a atual vice-campeã do Troféu Brasil nos 200 metros.

Em uma temporada longa e exaustiva, a velocista teve seu grande momento no Troféu Brasil, disputado de 31 de julho a 3 de agosto, em São Paulo. Ainda com 16 anos – completou 17 no dia 31 de outubro –, Hakelly já surpreendeu ao chegar pelo segundo ano consecutivo à final dos 100 metros. Terminou em 4º lugar, como em 2024, mas estabelecendo o recorde brasileiro e sul-americano sub-18 da prova, com o tempo de 11.37 (1.1). Com o resultado, a jovem fluminense terminou o ano como a 8ª melhor atleta do mundo na distância.

Mas Hakelly foi além. Chegou à final também dos 200 metros e garantiu a medalha de prata, com 23.30 (-0.3), novo recorde nacional da distância na categoria sub-18, e 11ª melhor marca do mundo em 2025.

"Esse foi um ano de superação e incrível também. Eu não esperava ficar em segundo lugar no Troféu Brasil. E aí agora, com 16 anos, ser vice-campeã... é o que mais me motiva daqui para frente", disse Hakelly. "E consegui bater os recordes sub-18 nos 100 m e nos 200 m, o que eu nem esperava." 

Os resultados no principal campeonato de clubes do Brasil deu à jovem velocista ainda mais motivação para os seus sonhos. Hakelly mira os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, mas tem planos ambiciosos para a Olimpíada de 2032, em Brisbane, na Austrália.

"Minha meta, todo mundo sabe, é participar da Olimpíada de 2028, mas em 2032, quem sabe, conquistar uma medalha olímpica para o Brasil. Esse é o sonho, mas a expectativa está cada vez mais alta", afirmou.

A velocista unificou os títulos dos Brasileiros Sub-18 e Sub-20 no ano. Nos dois campeonatos, venceu as provas dos 100 m e dos 200 m. Também disputou o Brasileiro Sub-23, realizado em abril, sua primeira competição nacional na temporada: foi 2ª colocada nos 200 m e 5ª nos 100 m. Hakelly também garantiu o ouro nas duas distâncias no Campeonato Ibero-Americano Sub-18, disputado em Assunção (Paraguai), em julho.

Na sua última competição da temporada, o Campeonato Sul-Americano Sub-20, em Lima (Peru), em novembro, a brasileira foi vice-campeã dos 200 metros (23.78) e medalha de bronze nos 100 metros (11.61). Os dois resultados são índice para o Mundial Sub-20, que será disputado em Eugene (EUA), de 5 a 9 de agosto de 2026.

"Terminar o ano com os índices foi maravilhoso", garantiu a velocista, que quase não disputou o Sul-Americano por causa de uma lesão. "Achei que não conseguiria participar, mas graças ao meu esforço, do meu técnico e das pessoas que me apoiam, batalhamos e eu cheguei lá." 

Hakelly foi descoberta para o atletismo em 2022, no projeto socioeducativo desenvolvido no contraturno escolar do CIEP 455 Maringá, em Macaé (RJ), pelo professor Hiller Franco Entringer. O trabalho tem o apoio das secretarias de Educação e de Esportes da Prefeitura de Macaé e o patrocínio da Etesco, empresa offshore da área do petróleo.

Competindo desde 2023 e conquistando resultados relevantes, Hakelly tem se tornado exemplo para crianças no esporte, principalmente meninas. Os resultados da equipe de Macaé já estão aparecendo em campeonatos de base. No Brasileiro Sub-16, disputado em outubro, na Paraíba, Thayna Custódio Ramos Costa, de 15 anos, conquistou o ouro nos 75 m e nos 250 m, e foi escolhida como a melhor atleta da competição.

"As minhas pequenas estão evoluindo. É emocionante ver as meninas se apaixonando pelo esporte. É lindo de ver que o lugar de onde veio a Hakelly – toda pequenininha, magrinha, desengonçada –, está crescendo cada vez mais. Nosso projeto está aumentando e tirando crianças da rua, porque esse é o principal objetivo, cidadania e dignidade."

Os melhores atletas de 2025 nos Brasileiros de base

Brasileiro Sub-16:
Thayna Custódio Ramos Costa (AECD Macaé-RJ)
Josué Alves Menezes (Estação Conhecimento Serra-ES)

Brasileiro Sub-18:
Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM Pindamonhangaba-SP)
Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil-RJ)

Brasileiro Sub-20:
Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP)
Alessandro Borges Soares (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG)

Brasileiro Sub-23:
Julia Ribeiro (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG)
Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA Atletismo Taubaté-SP)

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil. 

(Texto: CBAT Oficial. Foto: Gustavo Alves/CBAt)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!