A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), realizou na sexta-feira, 30, a entrega dos certificados do Programa ISS Tecnológico às empresas selecionadas em edital. No total, o município concederá R$ 1,43 milhão em benefícios por meio do programa para 27 empresas. O Programa proporciona incentivo fiscal para que as empresas prestadoras de serviços utilizem parte do ISS devido para investimentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
Um dos destaques do edital foi a destinação de 40% dos recursos para micro e pequenas empresas. A medida fortalece pequenos negócios e permite que empresas com menor capacidade de investimento desenvolvam projetos de inovação, protótipos, MVPs e soluções tecnológicas com o mesmo nível de profissionalização das grandes empresas.
A diretora-presidente da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Patrícia Saugo, explica que a iniciativa fomenta o desenvolvimento de projetos de inovação, tecnologia e pesquisa aplicada no município. “O valor foi um recorde, considerando que foi publicado apenas um edital. Isso foi possível em razão das mudanças realizadas no programa a partir da nova legislação. Além de ampliar os benefícios para empresas locais, a medida reflete em benefícios diretos para os maringaenses”, explicou.
O secretário da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira, destacou que o município seguirá incentivando as empresas de tecnologia. “Maringá avançou e hoje está entre os maiores centros de tecnologia do Brasil. Buscamos constantemente sistemas mais eficientes, ágeis e funcionais. A automatização e a informatização contribuem para a criação de ambientes de negócios mais resolutivos. Desejo sucesso às empresas contempladas”, disse.
A presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keila de Souza, destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor. “Quero agradecer e reforçar meu sentimento de alegria em presenciar esse momento ao lado das empresas que estão recebendo parte dos impostos para investir em inovação”, afirmou.
O presidente da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação (CTTI) do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Robinson Patroni, parabenizou os empresários contemplados. “O ISS Tecnológico um incentivo à criação de novos produtos, à melhoria de processos, ao fechamento de novos contratos e à geração de mais empregos, com impacto direto no desenvolvimento da cidade”, afirmou.
O presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná/By Maringá (Sind-TI), Ednaldo Silva, enfatizou que o edital possibilita investimentos em novos softwares e equipamentos. “É uma medida muito positiva para o setor. Parte do imposto que a empresa pagaria retorna em investimento, o que gera mais empregos, renda e desenvolvimento para o município”, concluiu.
O vereador Sidnei Telles destacou que Maringá se tornou um importante centro tecnológico no Brasil, o que impulsiona a arrecadação de impostos. “É um setor com futuro promissor. Vamos continuar trabalhando para favorecer a criação de projetos que atraiam ainda mais empresas para o município”, disse.
Contempladas – O diretor da ESWEB, Edicarlo Soti, destacou que o Programa ISS Tecnológico permite novos investimentos em automação, tecnologia e na área comercial. “Utilizamos ferramentas que potencializam nossos processos de vendas. É uma iniciativa que gera benefícios para todos”, afirmou.
Já o CEO da TecnoSpeed, Jonathan Santos, ressaltou que o incentivo financeiro impulsiona a geração de emprego e renda no município. “Vemos esse Programa com muito bons olhos, porque o setor de tecnologia está entre os que mais geram riqueza para a cidade”, destacou.
Presenças - Também participaram do evento o presidente do Parque de Tecnologia e Inovação de Maringá, Joelson Fila Andrade, vice-presidente para Assuntos de Tecnologia da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Erike Almeida, o vereador William Gentil, representantes do setor de tecnologia e outras autoridades.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)