Há exatos 56 anos, no noroeste do Paraná era criada o que viria a ser um dos maiores orgulhos do estado. Por meio do decreto estadual nº 18.109, nascia a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O que começou em 1969 com a união de três faculdades isoladas e um instituto, hoje é um elemento essencial para o desenvolvimento científico e econômico do Brasil.
Uma Trajetória de Expansão e Impacto
Desde a sua fundação, quando incorporou os cursos de Economia, Direito, Filosofia e o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), a UEM não parou de crescer. Na atualidade, a instituição é uma gigante que abriga quase 20 mil alunos matriculados, 95 cursos presenciais e 7 cursos à distância (em 32 polos), 7 câmpus espalhados estrategicamente (Maringá, Cianorte, Umuarama, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Diamante do Norte) e uma força de trabalho de 1.605 docentes e 1.809 agentes universitários.
Ao longo dessa história, mais de 86 mil profissionais foram formados, transformando o mercado de trabalho e a realidade social da nossa região. rank
Liderança Comprovada: A Melhor Estadual do Paraná
Não é apenas tradição; são números. Os rankings mais recentes (2024 a 2026) confirmam a "personalidade" acadêmica de excelência da UEM. No Ranking Universitário Folha (RUF 2024/2025), a UEM consolidou-se como a 1ª colocada entre as estaduais do Paraná e a 24ª melhor universidade do Brasil. O grande diferencial da UEM é liderar no estado, nos quesitos ensino e inovação, com indicadores altíssimos através do número de patentes registradas e parcerias com o setor produtivo.
A "Elite" das Estrelas
No Guia da Faculdade (Estadão 2025), a UEM deu um salto histórico: triplicou seu desempenho, alcançando 12 cursos com a nota máxima (5 estrelas).
Além disso, a UEM alcança destaque em empregabilidade, liderando a preferência dos RHs. Na carreira científica, a UEM é referência em publicações e citações internacionais, e no Agronegócio e Saúde, compõe o "trio de ferro" paranaense, (UEM, UEL e UEPG), sendo imbatíveis nessas áreas.
Já no cenário mundial, o ranking THE (Times Higher Education) classifica a UEM como a 5ª melhor universidade estadual de todo o Brasil.
O ranking reúne universidades da América do Sul, América Central e Caribe, considerando dados coletados entre 2020 e 2025. A avaliação leva em conta cinco critérios: ensino (35%), ambiente de pesquisa (33,5%), qualidade da pesquisa (20%), inovação (4%) e perspectiva internacional (7,5%). No total, são analisados 16 indicadores de desempenho.
Nesta edição, a pontuação passou a ser calculada globalmente, e não apenas comparada às universidades da América Latina, o que influenciou o desempenho relativo das instituições.
Pesquisa de Ponta
Com mais de cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do que cursos de graduação, a UEM se destaca como um berço para a pesquisa, compondo mais de 2.800 alunos nessas modalidades. Só na Pesquisa, a UEM possui atualmente 511 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, e uma estrutura com 434 laboratórios certificados, e mais de 870 projetos de pesquisa docente em desenvolvimento. São mais de 60 Patentes concedidas e registros.
Quanto aos cursos de graduação de destaque, o de Educação Física é considerado o melhor pelo ranking RUF, o de Engenharia Química está entre os “Top 10” nacional com infraestrutura de ponta. O curso de Medicina alcançou nota máxima no Enamed 2025 e é um dos três cursos das universidades estaduais do estado com esta avaliação. Biomedicina é referência em pesquisa e inovação, e, Física e Matemática, são cursos que produzem pesquisa de excelência.
Vale o registro da conquista pela universidade do conceito máximo no Enade de 2025, tendo os cursos de Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, atingido a nota 5 no conceito Enade 2025.
Olhando para o Futuro
Aos 56 anos, a UEM não contempla apenas para o passado. Com notas de excelência no IGC (MEC) e uma pós-graduação (Mestrado e Doutorado) de prestígio internacional avaliada pela CAPES, a instituição reafirma seu compromisso com a evolução. O IDD (Indicador de Diferença de Desempenho) prova que o aluno que entra na UEM sai preparado, com um crescimento intelectual acima da média nacional.
Segundo o reitor Leandro Vanalli, “A nossa amada UEM completa 56 anos. Ela é um patrimônio do Paraná e um orgulho para todos nós, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. Afinal, nossa instituição foi erguida com um propósito claro: promover o desenvolvimento de toda uma região e transformar a vida das pessoas que por ela são impactadas. Nascemos do sonho de pioneiros e, hoje, somos uma realidade presente na vida de milhares de famílias.
Tornamo-nos uma universidade de referência internacional em pesquisa. Em nossos laboratórios, pesquisadores buscam soluções reais que alcançam desde o agronegócio até a saúde pública, elevando o nome do Paraná ao cenário internacional.
Aplicamos em nossa essência o hábito da inovação. Estamos em permanente atualização, integrando novas tecnologias e metodologias para formar não apenas profissionais de excelência, mas cidadãos preparados para os desafios de um mundo em constante mudança.
Que venham os próximos desafios, pois a UEM segue firme, próxima das pessoas, inovadora, e sempre a serviço do povo paranaense.”
A UEM é um orgulho de todos nós!
(Texto: Lucio Olivo Rosas. Foto: Thiago Louzada/UEM)