Maringá ganha inédita unidade tecnológica do Sesi
13/09/2019 11:11 em Notícias de Maringá

Foi inaugurado na tarde de ontem, 12, em Maringá um complexo de tecnologia do Serviço Social da Indústria (SESI). O centro inédito no país tem o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Engenharia de Estruturas, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica e uma aceleradora. São 44 mil m² no Jardim Ipanema, próximo ao Hospital Municipal. Investimento de mais de R$ 50 milhões numa parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Maringá combina com inovação e qualidade de vida", disse o vice-prefeito Edson Scabora no discurso de inauguração.

 

O complexo tem uma estrutura única no Brasil. São 17 laboratórios com equipamentos de ponta, entre outros espaços. Onde serão desenvolvidos projetos e produtos desde pequenas situações em computadores até para grandes estruturas como plataformas de petróleo. O que atrairá para Maringá a participação de empresas e instituições como Embraer, Petrobrás, entre outras.

 

Além de uma ligação entre as universidades e o mercado de trabalho com pesquisa aplicada. O centro tem certificado Leed Platinum para prédios com sustentabilidade de excelência. Como reaproveitamento de água, sistema fotovotaico e climatização.

 

A instalação do complexo do Sesi em Maringá foi anunciada como resultado da articulação de diferentes segmentos maringaenses e apoio da prefeitura. Após os discursos de Scabora, do atual presidente da Fiep Edson Campagnolo, do presidente eleito Carlos Walter Martins Pedro, foi feita uma apresentação de duas empresas que já utilizaram o Sistema Fiep: Vivetch Mudas e Beckhauser. E em seguida uma visita guiada para o público. O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Maringá (Seide), Francisco Favoto, também participou da inauguração. O arcebispo dom Anuar Battisti fez uma oração e deu benção para o complexo.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!