Aulas ao vivo alavancam evolução da Escolinha de Triathlon Formando Campeões
21/11/2020 08:13 em Triathlon

É possível ensinar triathlon online? A Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostra que, com experiência, sensibilidade e vontade, não existem limites para o aprendizado. As aulas ao vivo no Google Meet, com a metodologia desenvolvida nos cinco anos do projeto paranaense, vêm melhorando o desempenho dos alunos e conquistando novos adeptos, mesmo em meio à pandemia de Covid-19. E devem ser mantidas após o retorno aos treinos presenciais.

 

Com a paralisação das atividades esportivas em abril, a Escolinha teve que se reinventar. Para seguir atendendo a todas as 320 crianças do projeto, sem interrupções, a saída foi investir nas aulas diárias em vídeo, gravadas e disponibilizadas no Youtube e por e-mail, desde o início do período de distanciamento social. As aulas ao vivo são a segunda etapa da migração para o ambiente virtual, e vieram para gerar maior proximidade com os alunos.

 

Evolução com os treinos virtuais

 

O "olho no olho", mesmo que por uma tela de computador, é mais que um incentivo para a garotada. Nos encontros ao vivo, às terças, quintas e sábados, dois professores e dois estagiários comandam o treino, elaborados com exercícios dinâmicos e muita música. Pela câmera, eles podem corrigir os movimentos dos alunos e tirar dúvidas na hora. Ao final, ainda ficam disponíveis para conversar com as crianças e receber o feedback delas. 

 

"A evolução dos alunos desde o início das nossas aulas via Google meet é visível, tanto no processo de coordenação motora quanto cognitivo", destaca Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto. "No decorrer dos encontros virtuais é possível observar essas mudanças nos alunos."

 

Entre as mudanças observadas, Ricardo cita duas alunas do núcleo do Colégio da Polícia Militar. Uma mostrou grande evolução nas aulas de bike indoor, dominando o treino com o rolo livre. Outra, bastante assídua nos encontros online, levou as habilidades adquiridas para os seus treinos ao ar livre, sem qualquer perda de rendimento, mostrando a eficiência da metodologia aplicada.

 

Exercícios para combater o mau humor

 

"Também tivemos uma situação engraçada, com um aluno do núcleo de Santa Felicidade. Ele não queria participar da aula ao vivo porque estava de mau humor", lembra o coordenador do projeto. "Mas foi convencido por um dos professores presentes a fazer pelo menos os primeiros exercícios. E, no meio da parte principal, avisou que o mau humor tinha passado e faria a aula até o final."

 

O conteúdo das aulas ao vivo é similar ao daquelas gravadas para o Youtube, com exercícios funcionais e treinos de técnica. A diferença fica por conta do dinamismo alcançado nos encontros do Google Meet, com a possibilidade de ajuste do volume ou intensidade dos exercícios, de acordo com a resposta dos alunos. A interação com a garotada também é um ponto alto.

 

"As aulas ao vivo estão além das nossas expectativas. Mesmo depois de voltarmos com as atividades presenciais, vamos organizar periodicamente esses encontros, com a participação de todos os núcleos", garante Ricardo Júnior Cardoso. "A participação dos alunos hoje é maciça. É uma experiência incrível, e não só as crianças como também os professores estão em evolução."

 

Formando Campeões

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, atende mais de 320 crianças e adolescentes atendidos em sete núcleos na capital paranaense.

 

A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e contempla mais de 80 alunos. Os outros núcleos estão nos bairros de Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O objetivo é inserir os jovens em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.

(Assessoria)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!