Offline

Na UEM, Ciência, Tecnologia e Inovação em debate na 3ª Semana dos NAPIs
Por Administrador
Publicado em 11/03/2025 10:37
Notícias de Maringá

O campus da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) sediará a programação da III Semana dos NAPIs, evento voltado à divulgação da ciência, tecnologia e inovação produzidas no Estado. As atividades ocorrem hoje (11) e amanhã (12), durante todo o dia. Para participar, é necessário fazer inscrição neste link. As palestras também serão transmitidas pelo canal da Fundação Araucária no YouTube

O objetivo é mobilizar e integrar os ativos de ciência, tecnologia e inovação do Paraná, incentivando o desenvolvimento estadual e garantindo que esses recursos sejam reconhecidos como um bem comum da sociedade paranaense.

A Fundação Araucária mobilizou universidades e centros de pesquisa do Estado para formar grupos de pesquisadores de padrão internacional, de diferentes áreas do conhecimento. “São redes colaborativas incitadas por demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos para o estado. E o mais importante é que os Arranjos envolvem diretamente a fundação com mais de 3200 pesquisadores”, comemora o diretor-presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa de 23 NAPIs e será representada no evento por pesquisadores de diversas áreas. Em todo o estado, há 38 NAPIs, com participação de representantes do Governo do Estado e do setor produtivo.

Segundo o reitor Leandro Vanalli, “a UEM participará ativamente da Semana dos NAPIs, apresentando seus projetos e pesquisas desenvolvidas. Essa participação demonstra o compromisso da instituição com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento do Paraná.”. 

O pró-reitor de Pesquisa e Planejamento da UEM, Mauro Ravagnani, destacou a aplicação das pesquisas dos NAPIs na sociedade como um todo. “A UEM tem participado com diversos pesquisadores em um grande número de programas, e o evento contribuirá para a avaliação do andamento do trabalho dos NAPIs”, afirmou.  

Semana dos NAPIs

A Semana dos NAPIs, realizada anualmente, tem como objetivo promover a integração entre a Academia, a sociedade, a iniciativa privada e o governo. O evento busca criar um ambiente dinâmico para interação, troca de ideias e apresentação dos resultados dos projetos fomentados pela Fundação Araucária.

A programação será diversificada. Haverá palestras de especialistas em três palcos interativos, 16 balcões com projetos, produtos, materiais, protótipos e serviços oriundos de pesquisas desenvolvidas em nossas universidades. Em outro espaço, exposições de inovações focadas no desenvolvimento e na difusão da ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, estarão presentes representantes da recém-criada Rede de Clubes de Ciências, um dos projetos do NAPI Paraná Faz Ciência. Essa é mais uma iniciativa da Fundação Araucária, que tem “o objetivo de fortalecer a cultura científica e ‘formar’ cientistas dentro das escolas de ensino fundamental”, disse uma das articuladoras do NAPI e coordenadora da Rede, Débora Sant’Ana.

Quatro clubes estarão presentes: o Clube de Ciências e Robótica Castelo Branco, do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, de Pinhais; o Exploradores das Ciências, do Colégio Estadual Profª Maria Aguiar Teixeira; o Clube Steam, do Colégio Estadual Teotônio Vilela; e o Geração Científica, do Colégio Estadual Alfredo Parodi. Os três últimos são de Curitiba e região.

O balcão do NAPI também contará com outros projetos do Arranjo, incluindo o lançamento de dois sites: um dedicado à memória do evento Paraná Faz Ciência 2024, organizado pela UEM, e outro sobre Turismo Científico. Este último apresenta parte do conteúdo do guia de Espaços de Divulgação Científica do Estado do Paraná, uma publicação disponível online e em versão impressa, que poderá ser manuseada durante o evento.

O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), vinculado ao NAPI Paraná Faz Ciência, apresentará um aplicativo inovador que reúne todos os protocolos científicos criados pelo Programa. A plataforma permite a coleta e o compartilhamento de dados em um ambiente único, facilitando a colaboração entre pesquisadores e cidadãos. Desenvolvido para ser intuitivo e de fácil uso, o aplicativo utiliza tecnologias modernas para garantir uma experiência dinâmica e interativa.

“Com o aplicativo em mãos, qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode participar da construção do conhecimento científico. Seja um professor guiando seus alunos em uma atividade de campo, um estudante curioso explorando fenômenos da natureza ou um cidadão interessado em contribuir para pesquisas reais, a ferramenta permite que todos tenham um papel ativo na ciência”, destacou Rodrigo Reis, outro articulador do NAPI Paraná Faz Ciência e coordenador da Rede de Clubes e do PICCE.

NAPI

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) foram criados em 2019 para conectar profissionais que pesquisam e produzem nas mesmas áreas em diferentes instituições, facilitando a captação de recursos e incentivando o desenvolvimento do Paraná.

O NAPI Paraná Faz Ciência, cuja base está instalada no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, está ligado à divulgação científica e atua em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Recentemente, pesquisadores do grupo desenvolveram 40 sites de NAPIs de todo o estado na plataforma iAraucária.

 O grupo estará presente no evento em Curitiba com estandes para divulgar essas e outras atividades, como os clubes de ciência – que já somam mais de 200 no Paraná. Durante o encontro, quatro clubes serão instalados para demonstração. 

(Ana Paula Machado Velho/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!